Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miss Sunflower And Animals

Sun, Love and Animals

Sun, Love and Animals

Miss Sunflower And Animals

02
Abr18

A Menina Autista e o gato terapeuta, Thula...

Uma pesquisa da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos da América, publicada no periódico Journal of Autism and Developmental Disorders, revela  que conviver com animais de estimação, seja cão, gato, coelho ou outro animal, ajuda crianças e adolescentes com autismo a melhorem a sua capacidade de se relacionarem com outras pessoas.

Dado que o Autismo  é uma condição do desenvolvimento do sistema neurológico que tem as suas etapas iniciais durante a infância e é mantida durante toda a vida do individuo.

O Autismo se apresenta de maneiras muito variadas que afeta principalmente a maneira como o individuo se comporta e interage no seu processo de aprendizagem e linguagem.

"As crianças com autismo nem sempre conseguem se relacionar com outros indivíduos facilmente, mas ter um animal em casa pode fazer com que elas se sintam mais à vontade para conversar com outras pessoas sobre o seu animal de estimação."

                               Gretchen Carlisle *

Um dos exemplos desta interação e relação de amizade entre criança autista e animal de estimação é a história de Íris Grace e o seu gato terapêutico, Thula.

Íris Grace é uma menina autista inglesa de cinco de anos, a quem foi diagnosticado autismo severo apenas com um ano de idade. Durante muito tempo, Íris parecia viver num mundo só dela, quase não falava e raramente sorria. Os pais após várias abordagens terapêuticas, decidiram adotar um gato e tudo mudou.

 

thula-therapy-cat-autistic-artist-iris-grace-20.jp

 

Thula, com quase um ano de idade, é um gato de raça Maine Coon, conhecida por ser uma raça super inteligente, extremamente carinhosa e cuja a personalidade gentil e compassiva é especialmente importante para o desenvolvimento de Íris.

A empatia entre os dois foi imediata e a menina, apaixonada por cavaletes e tintas, começou a comunicar através da pintura como nunca antes tinha feito. A Íris pinta magnificas e talentosas telas com o seu fiel companheiro Thula ao lado.

De acordo com a sua mãe Arabella Carter-Johnson, "eles sentam-se ao lado um do outro enquanto Íris pinta e novas portas de comunicação foram abertas, portas que achávamos fechadas para semthula-therapy-cat-autistic-artist-iris-grace-14.jppre".

Thula é companheiro em todas as atividades e momentos da menina desde a pintura, aos passeios de bicicleta, aos banhos e mergulhos na piscina, aos quebras-cabeças,...Ele oferece não só a sua companhia e amizade como incentiva a menina a interagir e a comunicar.

 

"Thula ajuda muito Íris principalmente no que se refere as suas crises de ansiedade diárias, mantendo-a calma e confiante"

 

 

                          Arabella Carter-Johnson (Mãe de Íris)

 

Enquanto o felino acalma a pequena, Íris incentiva Thula a ser mais social, ensinando ao gato pequenos hábitos como manter-se sentado.

 

A ligação entre os dois seres, criança e gato, demonstra um amor , uma amizade e empatia única e especial. É uma parceria de ajuda e auxilio excecional.

thula-therapy-cat-autistic-artist-iris-grace-23.jp

 

Estes animais de estimação promovem o desenvolvimento das suas habilidades, melhoram a sua socialização com as outras pessoas, com a natureza, com o mundo e tornam-as mais alegres e felizes. As brincadeiras com o animal acabam por se tornar uma ponte de união entre a criança  e a família. As caminhadas e os passeios com o animal acabam por ser desculpas perfeitas para incluir a criança e expô-la em diferentes dinâmicas de interação e recreação. 

Para além de que a sensação de calma, de serenidade e paciência transmitida pelo animal leva as crianças autistas a sentirem-se mais confiantes perante determinadas situações.

O animal de estimação transforma-se em parte integrante das dinâmicas sociais da criança, das suas atividades e centros de interesse.

 

Já pensaram em como os animais podem ajudar estas crianças autistas de uma forma excecional!? Não só as crianças, mas, também, os seus país!? Melhorando as suas vida!

São seres maravilhosos que estão sempre a ajudar-nos!! Fiéis amigos e companheiros. Sou grata a todos vocês!

Com gratidão, 

 

 

                                                     Miss Sunflower

 

 

 

 

 

* Gretchen Carlisle - Coordenadora do trabalho do Centro de Pesquisa sobre Relações entre Humanos e Animais da Universidade de Missouri.

 

Fonte bibliográfica:

https://veja.abril.com.br/saude/viver-com-animais-de-estimacao-beneficia-autistas/

https://irisgracepainting.com/

https://www.boredpanda.com/thula-therapy-cat-autistic-artist-iris-grace/

Fonte das imagens:

https://estilo.catracalivre.com.br/comportamento/fotos-revelam-a-amizade-comovente-de-uma-autista-de-cinco-anos-com-seu-gato/?utm_source=soclminer&utm_medium=soclshare&utm_campaign=soclshare_facebook

https://www.facebook.com/pg/IrisGracePainting/photos/?ref=page_internal

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram

Sigam-me

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D