Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miss Sunflower And Animals

Sun, Love and Animals

Sun, Love and Animals

Miss Sunflower And Animals

05
Abr18

Amigos suadáveis para os doentes com artrite reumatoide...

 

Estudos demonstram que os animais podem oferecer muito mais do que a sua companhia e que são grandes terapeutas para os doentes com doenças crónicas como a artrite reumatoide.

090716_petshelpcope_BODY.jpg

 

Para estes doentes, ter e cuidar de um animal revela-se numa grande fonte de conforto e estabilidade em lidar com o desconhecido que advém de viver com a doença crónica. Os animais ajudam a reduzir o stress, aumentam a autoestima e a longevidade destes doentes.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crónica das articulações de natureza autoimune, ou seja, é  uma doença em que o nosso sistema imunitário, por um motivo ainda desconhecido, começa-se a "enganar" e passa a "atacar" as células e os tecidos do próprio organismo.

Esta doença afeta, com muita frequência, as articulações das mãos, punhos, joelhos e pés, manifestando-se em dor, rigidez, deformação e perda de mobilidade das articulações.

Quando não tratada precoce e corretamente, a artrite reumatoide acarreta graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e incapacidade para o trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo British Society of Rheumatology, 40% dos doentes com artrite reumatoide sofrem de depressão. A depressão e a artrite reumatoide estão associadas ao aumento da dor, a fadiga, a redução da qualidade de vida relacionada com o aumento dos níveis de incapacidade física. Os dados desta pesquisa sugerem que os animais são excelentes companheiros para estes doentes e que contribuem para a sua saúde psicológica durante os momentos mais difícieis tornando-os mais calmos e confortáveis.

Os doentes com artrite reumatoide devem praticar atividade física como um componente chave para controlar as dores que a doença causa. Daí que ter um animal de estimação irá ajudar e promover a atividade física destes doentes e melhorar o seu bem estar físico, psíquico e emocional.

De acordo com o Centers of Disease Control (CDC), nos EUA, os animais ajudam a reduzir os sentimentos de solidão e isolamento que muitos doentes com artrite reumatoide tendem a manifestar e a experienciar.

Ao terem e ao cuidarem de um animal, fazem mais atividade física, movem-se mais como resposta as necessidades dos animais de caminhar, passear, brincar, experienciar o exterior, tornando-os mais ativos e mais sociáveis com outros tutores de animais e vizinhos.

 

É fabuloso como os animais são uma fonte de apoio emocional e mental fundamental para estes doentes!!

Já pensaram em como estes seres maravilhosos podem melhorar a vida destes doentes como terapia alternativa?? Como devíamos ainda dar-lhes mais valor por nos auxiliarem como nossos terapeutas!??

 

Fazem tanto por nós!! São os nossos "anjinhos na terra"! 

 

Com gratidão,

 

                                                                                    Miss Sunflower

 

 

Fonte Bibliográfica :

https://www.healthline.com/health-news/pets-healthy-friends-for-people-with-ra#1
https://www.cdc.gov/healthypets/health-benefits/
https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/04/05/dia-nacional-do-doente-com-artrite-reumatoide/
https://www.everydayhealth.com/columns/my-health-story/can-pets-help-people-with-rheumatoid-arthritis/
https://academic.oup.com/rheumatology/article/52/12/2136/1800940

Fonte da imagem:

https://www.healthline.com/health-news/pets-healthy-friends-for-people-with-ra

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.